Alessandra Penguim Rosa

Tablet Infantil Meu Primeiro Gradiente – Uma interação entre a teoria e a prática do desenvolvimento infantil diante das novas tecnologias.

Este artículo fue publicado en la Biblioteca Digital
de la Universidad Católica Argentina » Descargar PDF.

O propósito deste case profissional é detalhar a experiência de ter trabalhado desde a concepção do wireframe até o produto final de um tablet para crianças de 0 a 4 anos, em um projeto que proporcionou uma estimulante imersão ao mundo infantil e as suas possibilidades criativas.

A concepção do tablet infantil envolveu pesquisas de mercado, testes de usabilidade com dois grupos de usuários – os pais e as crianças, além disso, foram realizadas entrevistas com profissionais da saúde, professores e especialistas em educação. Com os resultados das pesquisas criou-se uma área de gerenciamento de conteúdo para os pais e responsáveis com acesso para até três perfis infantis distintos, um browser de navegação totalmente segura para as crianças, além de uma área de trabalho com um ambiente propício a estimular o contato de crianças com novas tecnologias.

O grande desafio de inovação criativa neste projeto foi conciliar as expectativas do cliente, as restrições técnicas dos dispositivos e do sistema operacional, com a busca por experiência de uso com segurança e qualidade de interação para as crianças, usuários em fase de absorção de conhecimento que ao serem constantemente estimulados por feedbacks coloridos, interativos e animados dos tablets encorajam e amplificam suas habilidades motoras e cognitivas.

Este projeto fomentou a interação entre a Teoria de Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget com a Teoria dos Signos de Charles Sanders Pierce, com o intuito de tornar atrativa uma área de trabalho infantil, além de estimular o uso e aprendizado preocupando-se em entender como as novas gerações vão interagir com os dispositivos móveis e suas peculiaridades.

Alessandra Peguim Rosa

Instituto de Pesquisas Eldorado

Após 10 anos de experiência em Direção de Arte resolvi abraçar minha paixão por tecnologia e hoje me dedico a melhorar a interação das pessoas com as maquinas. Sou Designer de Interação centrada no usuário.
Iniciando uma jornada em busca do mestrado na Unicamp, pois a formação teórica conciliada com a prática é o que consolida meu o processo de crescimento contínuo.

FORMAÇÃO

Especialização em Interação Humano Computador – Maio|Junho 2013 | Unicamp
Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Publicidade | Universidade Gama Filho;
Tecnólogo em Propaganda e Marketing | Universidade Paulista UNIP;
Tecnico em Administração de Empresas | ETE Polivalente de Americana;

PUBLICAÇÕES E ARTIGOS

IHC 2012 – CASE INDUSTRIAL
“Interação entre equipe de Designers de Interação e Equipe de Desenvolvimento: Tentativas, Sucesso e Fracassos” | Alessandra Rosa e Viviane Delvequio

PORTIFOLIO