foto_panel

Como as práticas ágeis podem ajudar na busca pela melhor experiência do usuário?

Panel

“Agile Is Here to Stay. (…) UX professionals must adapt to Agile and lean UX processes, which value transparency, collaboration, and responsiveness or risk being left behind.”

O “devem se adaptar” da citação acima dá um tom de quase obrigatoriedade à mistura entre os dois. De fato, é difícil escapar de falar do primeiro (Agile) quando se discute a prática do Design para a Experiência do Usuário (UX) hoje em dia.

O cenário de empresas pós internet mudou a percepção de toda uma indústria. Conceitos como os citados acima amadureceram e começaram a fazer parte do vocabulário de times de design. Da descolada startup até a gigante multinacional. Mas a forma como eles se inserem dentro das organizações ainda está em construção.

Na nossa discussão acerca do assunto, abordaremos as seguintes questões:

– Como o desenvolvimento produtos e serviços com foco em UX interage com metodologias ágeis?
– Onde essa integração se faz mais necessária, em grandes organizações que procuram se renovar, ou na realidade em constante mutação das startups?
– Que papéis o designer pode assumir em um time ágil? Como fazer para a relação com outros membros do time, principalmente desenvolvedores e engenheiros, seja sadia e produtiva?
– Quais as técnicas, práticas e processos mais eficientes para equipes que valorizam a experiência do usuário em um projeto ágil? O que tem funcionado até então e o que não funciona?

Como se pode constatar a partir delas, há diversos pontos passíveis de discussões dentro da comunidade de desenvolvimento de produtos digitais. Trocar experiências e debater iniciativas torna-se fundamental nesse cenário. Com essa discussão, traremos experiências de trabalho em diferentes empresas brasileiras e multinacionais, contando histórias de sucessos e fracassos do nosso dia-a-dia como designers.

Carlos Rosemberg

Instituto Atlântico & UECE – Universidade Estadual do Ceará & Universidade de Fortaleza

Business Analist and Teacher from Fortaleza, Ceará.

I am a professional with years of hands-on experience in the conception, design and evaluation of interactive products and services, with major focus in the user experience.

Acting as UX strategist and/or Business Analyst, my job is to help in creating experiences where technology and processes are useful, simple and pleasurable. I focus on user/customer interactions with corporate systems, web products, mobile applications, business processes and services, combining expertise from Design, Management and Information Technology.

Specialties: User Experience, Design Thinking, Interaction Design, Agile Methods, Service design, Usability Engineering, Team Leadership

LinkedIn.

Fernando Aguirre

Freelancer & Founder at Coletivo 202 Coworking

Designer de interação Freelancer. Co Founder no Coletivo 202 Coworking. Possui passagens anteriores em diversas agência digitais.

Escreve para o Blog de Arquitetura de Informação.

LinkedIn.

Gustavo Oliveira

TOTVS

Trabalho desde 2000 em projetos de design de interação e durante este tempo projetei sites e sistemas complexos para os setores financeiro, RH, gestão de projetos, rede social corporativa, e-commerce, CRM, varejo e CMS, além de liderar equipes de criação e desenvolvimento.

Participo de todas as etapas de um projeto, desde o levantamento dos requisitos, até a implantação do produto, atuando diretamente em equipes multidisciplinares e liderando projetos de UX.

O que utilizo durante os projetos: entrevista em profundidade, jornada do usuário, personas, mapa de empatia, prototipação (axure e balsamiq), criação e condução de testes de usabilidade (utilizando o morae) e avaliação heurística, documentação de interface, diagrama de navegação, direção de arte digital, iconografia, SEO, web semântica e web analytics.

Também já participei de criação de campanhas para marketing direto, endomarketing, identidade visual, animações para TV e web, otimização de sites e e-mail marketing, além de ministrar workshops e moderar equipes de projetos na utilização do Design Thinking.

Pedro Belleza

HP Brasil & IxDA Porto Alegre & UX Book Club POA

Designer de Interação na HP Brasil.
Certified Scrum Master e Certified Product Owner.
Lider local na IxDA Porto Alegre and criador do UX Book Club POA.

Especialidades: User Experience Design, Interaction Design, Information Architecture, User Interface Design, Agile UX, Lean UX.

Prêmios:
Winners Circle Brazil R&D Awards | HP R&D Brazil Leadership team | Nov/2012
A recognition for an outstanding achievement and contribution.

LinkedIn

Thiago Esser

UXniversity & uMov.me

UX/Interaction Designer na uMov.me, com passagem anterior pelo Grupo RBS. Vive e trabalha em Porto Alegre, Brasil.

Presença constante na comunidade de UX brasileira, mantém o blog locomotivo.com.br e lançou o ebook “Design para a Experiência do Usuário: alguém está fazendo isso por você”, disponível gratuitamente para download.

É o criador da UXniversity, espaço dedicado a estudar o Design contemporâneo, em especial as práticas voltadas para as pessoas (UX, ou Experiência do Usuário).

Habilidades: Mobile & Web, Visual Design (VD), Interaction Design (IxD), Information Architecture (AI), User Research, Usability, HTML + CSS, Illustration, Paper prototyping, Sketchnoting, Cartoon, Painting.

LinkedIn.