Renato Rojas

Medidas de Usabilidade: uma investigação da correlação entre instrumentos

Este artículo fue publicado en la Biblioteca Digital
de la Universidad Católica Argentina » Descargar PDF.

Usabilidade é um conceito que deve ser analisado considerando diferentes contextos. Elementos como o ambiente, a tarefa a ser executada e as próprias características do usuário são variáveis que tornam o estudo da usabilidade um tema complexo.

O presente estudo se propõe a investigar algumas ferramentas e técnicas disponíveis para se medir elementos da usabilidade conforme definida na ISO 9241-11 de 1998. Para tanto, foi realizado um experimento empírico que visa investigar a validade de três questionários de usabilidade além de confrontar tal resultado com dados de eficácia – medida por sucesso na tarefa; eficiência – medida por tempo na tarefa; e informações sociodemográficas.

Para isso, um grupo de 41 participantes foi convidado a executar tarefas em um determinado portal de notícias enquanto era observado o tempo e o sucesso em cada tarefa. Após a realização das tarefas, foi solicitado aos participantes que respondessem a um questionário único contendo três instrumentos – o ASQ, o PSSUQ e o UMUX. Foi realizada uma análise de correlação entre fatores a partir do escore que cada participante atribuiu em cada uma das escalas com base na estrutura fatorial descrita pelos autores de cada instrumento. Foi ainda atribuído um escore para a medida de sucesso na tarefa para que fosse possível investigar sua correlação com as outras variáveis mensuradas.

O resultado reforça a semelhança entre o conteúdo mensurado pelas três escalas pois percebeu-se que existe uma correlação de alta magnitude e significância entre o escore do ASQ, o escore do PSSUQ e seus três fatores e o escore do UMUX. Pode-se observar ainda que o Escore do Sucesso na Tarefa possui uma correlação com o escore do ASQ, o escore geral do PSSUQ e com os fatores 1 e 2, que medem Utilidade do Sistema e Qualidade da Informação, respectivamente. A falta de correlação entre o Sucesso na Tarefa e o escore do UMUX aponta para a possibilidade dessas duas medidas serem complementares. A eficácia (medida pelo sucesso na tarefa) mostrou ter uma correlação mais forte com o fator de Utilidade do Sistema do PSSUQ porém a eficiência (medida pelo tempo da tarefa) mostrou ser uma medida frágil nesse estudo, já que não obteve nenhuma forte correlação que pudesse ser generalizada. Como esperado, não há correlação entre os escores e idade, tampouco entre os escore e escolaridade.

Renato Rojas da Cruz

Universidade de Brasília

Cursa o mestrado em Design, Tecnologia e Sociedade pela Universidade de Brasília desde agosto de 2013. Graduado em Design Gráfico pela Universidade de Brasília em junho de 2007. Tem experiência com Design Gráfico, Editorial, Digital, Tipografia e Experiência do Usuário. Trabalha como diretor de arte em agência de comunicação digital. Atualmente trabalha com a campanha para reeleição da Presidenta Dilma Rousseff chefiando a equipe de criação para redes sociais.

Virgínia Tiradentes Souto

Universidade de Brasília

Dra. Virgínia Tiradentes Souto, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília, membro docente permanente do Departamento de Desenho Industrial e também membro do Programa de Pós-Graduação em Arte ambos da Universidade de Brasília. Tem mestrado (1998) e doutorado (2006) em Typography and Graphic Communication pela Universidade de Reading, Inglaterra. É coordenadora do grupo de pesquisa Design da Informação, certificado pela Universidade de Brasília e cadastrado no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq (desde 2008) e revisora de periódico da Infodesign (SBDI), desde 2007. Antes de atuar como professora, trabalhou como designer gráfico (a partir de 2004) tendo sido bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial DTI-CNPq, coordenadora da equipe de Design e Comunicação do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), membro da equipe de design da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Atualmente, coordena os seguintes projetos de pesquisa: Design de aplicativos de dispositivos móveis para turistas, e Design de ambientes educacionais digitais interativos para crianças e adolescentes. Suas principais áreas de pesquisa são: Design de Informação e Design de Mídias Digitais.