Paula da Cruz Landim

O designer e a prática profissional na indústria automobilística no Brasil

Este artículo fue publicado en la Biblioteca Digital
de la Universidad Católica Argentina » Descargar PDF.

Entre os objetos de uso produzidos em escala industrial, o automóvel figura como um emblemático e complexo produto resultante de anos de pesquisas, as quais contribuíram para o aprimoramento de seus diversos componentes e pautaram sua evolução.

Notadamente após a Revolução Industrial, os avanços obtidos em termos de prática de projeto, velocidade de produção e concorrência crescente de mercado, delinearam a formação da atividade do desenhista industrial ou designer, o qual, ao longo do tempo, tornou-se responsável também pelo projeto de veículos.

Na indústria automotiva da atualidade, é incumbência dos designers projetar e acompanhar o desenvolvimento de automóveis, levando em consideração tanto aspectos objetivos como segurança, conforto e desempenho, quanto subjetivos – potencial para evocar emoções e identificação com o usuário – na produção do produto.

A presente pesquisa se propôs a investigar como os designers de empresas do setor automobilístico no Brasil percebem os processos envolvidos em sua rotina profissional, levantando aspectos da prática que influenciam no desempenho desses profissionais e no processo de design de automóveis. Também objetivou contribuir para a produção e divulgação dos conhecimentos científicos nesta área do design que é ainda pouco investigada. Para tanto, recorreu-se à investigação de enfoque qualitativo/quantitativo realizando em um primeiro momento entrevistas abertas com especialistas, a partir das quais se obtiveram os parâmetros necessários à elaboração de questionários fechados posteriormente aplicados a uma amostra do universo pesquisado, visando à obtenção de dados mais precisos em relação ao tema pesquisado.

Os resultados elucidaram variados aspectos referentes à prática profissional e a análise destes permitiu a realização de inferências sobre a atividade do designer de automóveis brasileiro, construindo um panorama atual da profissão a partir do olhar dos próprios profissionais.

Por fim, os resultados da investigação foram tomados como base para a elaboração de propostas voltadas às Universidades e indústrias – polos de formação e de prática profissional – com o objetivo de contribuir também para a melhoria da prática profissional em design automotivo.

Paula da Cruz Landim

Universidade Estadual Paulista – UNESP

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU – USP (1987), Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, UNESP – campus de Rio Claro (1994), Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU – USP (2001), estágio de pós-doutorado na Universidade de Arte e Design de Helsinque na Finlândia (2006-2007), Livre-docente em Design de Produto pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista, UNESP – campus de Bauru (2009), professora do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP – campus de Bauru desde 1988 e do Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP – campus de Bauru desde 2004. Atualmente trabalhando nas seguintes linhas de pesquisa: Desenho do Objeto, Projeto de Mobiliário, História do Design e Teoria e Crítica do Design. Possui diversos artigos publicados em periódicos especializados, trabalhos em eventos, tanto nacionais como internacionais, nas áreas de Arquitetura e Design, assim como livros e capítulos de livros publicados. Possui ainda orientandos de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado na área de Design.

Carolina Vaitiekunas Pizarro

Universidade Estadual Paulista – UNESP

Mestre em Design pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista UNESP/Bauru e graduada na mesma Universidade. Durante a graduação foi bolsista de projetos de pesquisa e extensão e premiada no concurso HotWheels 1:1 promovido pela Mattel Indústria de Brinquedos. Também foi premiada nos concursos CAIO Induscar de Design e Talento Volkswagen Design, os quais oportunizaram estágios no setor de Color&Trim Design da CAIO Induscar – Encarroçadora de ônibus urbanos e rodoviários (2009) e da Volkswagen do Brasil – Indústria de Veículos automotores (2010). Tem experiência na área de Design em Projeto de produto, Color&Trim automotivo, desenvolvimento de briefings e análise de tendências.