Paulo Floriano

Muito além das landing pages: Como desenhar experimentos para validar ideias e produtos com usuários

Workshop gratuito

Este workshop tem o objetivo de capacitar os participantes no planejamento, implementação e avaliação de instrumentos de validação de novos produtos e negócios (primordialmente digitais) com seus usuários, sem a necessidade de desenvolvimento de código.

Serão apresentadas técnicas básicas (como prototipação e landing pages) e avançadas (como concierge, mágico de oz e vários formatos de pitch. Mais do que apresentá-las, o objetivo do workshop é ajudar os participantes a decidir qual a melhor ferramenta a ser escolhida conforme seu contexto de negócio e hipóteses a serem validadas.

Serão apresentados exemplos de implementação destas ferramentas (combinando casos de experiência do autor do workshop e casos de mercado). Também será discutido como avaliar os resultados da aplicação de tais técnicas, auxiliando os participantes a identificarem se suas hipóteses foram ou não validadas.

A agenda básica para o workshop será a seguinte:
– Introdução aos experimentos e produtos mínimos viáveis
– Tipos de experimentos
– Como escolher e desenhar experimentos e produtos mínimos viáveis
– Como mensurar os resultados
– Como aprender e iterar o produto e o modelo de negócios a partir dos resultados obtidos

Paulo Roberto Floriano Junior

Neue Labs

Sócio fundador da Neue Labs, incubadora e laboratório de desenvolvimento de negócios digitais. Possui mais de 10 anos de experiência na criação e operação de produtos digitais. Como consultor, trabalhou para mais de 60 empresas – desde startups até multinacionais -, desenvolvendo mais de 100 projetos. É co-autor de dois livros, dezenas de artigos e palestrante nacional e internacional (EuroIA, KM World, Interaction South America, Campus Party). É professor da pós-graduação da Faculdade Impacta Tecnologia e de cursos da Universidade Buscapé. Também atua como mentor de startups, entre elas as participantes do programa Startup Network, da Endeavor Brasil.

Na Neue Labs, meu papel é criar e alavancar novos produtos digitais. Meu dia-a-dia consiste em estruturar experimentos para validação de ideias de negócio e produtos. Já desenhei e implementei pelo menos 20 experimentos específicos para startups. Além disso, minha experiência em consultoria me permitiu desenvolver projetos de pesquisa para mais de 40 empresas.