guto

Guto Requena

São Paulo, SP

Guto Requena é arquiteto, e mestre em Arquitetura, ambos pela USP – Universidade de São Paulo. Por nove anos foi um pesquisador Nomads.usp - Núcleo de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo. Em 2007 ele apresentou sua dissertação de mestrado, “Habitar Híbrido: Interatividade e Experiência na Era da Cibercultura”, que mapeou as transformações residenciais durante o período referido como era digital.

Guto criou o Estudio Guto Requena, em 2008 e, desde então, atuou como consultor de design, como escritor, e professor, além de desenvolver projetos residenciais e comerciais, instalações interativas e produtos. Seus projetos ganharam a atenção da imprensa nacional e internacional, erecebeu prêmios como o “Melhor da Arquitetura – 2010″ com a boate HOT HOT, na categoria “Bares e discotecas” e BID – Bienal Ibero Americana de Design, como o melhor projeto brasileiro de espaço em 2012 com a Exposição Roteiro Musical de São Paulo.

Guto ensinou concepção do projeto na Panamericana – Escola de Arte e Design – e no IED – Instituto Europeu de Design, em São Paulo – para graduação e mestrado. Ao fim de 2010, Guto havia ministrado 70 palestras pelo país, e recebeu o prêmio “Jovem Arquiteto Brasileiro” na categoria “Design”.

Guto atua como apresentador e roteirista de “Nos Trinques”, um programa de design brasileiro da Rede Globosat no canal GNT e desenvolve projetos de webseries. Desde 2012, tem uma coluna quinzenal de design no jornal Folha de São Paulo.

Este post também está disponível em: Inglês, Espanhol

Palestra

Design, Memória e Comportamento na Era Digital

15/11 - Teatro Guararapes (Inglês » Português)


Na primeira parte da apresentação serão abordados tópicos referentes ao universo digital e aos novos modos de vida, que juntos formam as bases para se analisar os rumos da arquitetura, do design nos tempos atuais. Serão abordados temas como informatização do cotidiano, interatividade, cibercultura, cultura ciborgue e novas subjetividades. Na segunda parte da apresentação serão apresentados projetos do Estudio Guto Requena, que ajudam a ilustrar os temas discutidos, com foco nos projetos onde a narrativa poética e o processo são o foco principal, e não o seu resultado formal. Projetos em que as novas tecnologias de informação e comunicação amparam questões relativas à memória, em projetos de arquitetura de interiores, instalações interativas e objetos.

Videos